A travesti Luana Muniz morreu no último sábado (6), aos 56 anos, no Rio de Janeiro, após complicações de problemas renais e de coração decorrentes de uma pneumonia bilateral. Luana que era ativ ... Leia mais:
A travesti Luana Muniz morreu no último sábado (6), aos 56 anos, no Rio de Janeiro, após complicações de problemas renais e de coração decorrentes de uma pneumonia bilateral. Luana que era ativista LGBT já se encontrava em coma há uma semana no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari. O velório ocorreu nesse domingo (07), no Cemitério do Irajá. A informação é do jornal “Extra”.
Luana ficou famosa pelo bordão “Travesti não é bagunça”, que figurou em humorísticos da TV, e pelo acolhimento de travestis, transexuais, prostitutas, e pessoas de vulnerabilidade social em um casarão localizado na Rua Mem de Sá, no centro do Rio de Janeiro.
O trabalho de Luana ganhou visibilidade após seu encontro com o padre Fabio de Melo na quadra da Mangueira, em 2015. Na época, o religioso, durante um testemunho, admitiu seu preconceito e reconheceu seu erro ao julgar Luana, que comandava um projeto social na Lapa, onde vivia. “Quando Deus coloca essas pessoas diante de nós, é para desmoronar os castelos de ilusão que nós criamos dentro”, disse o padre.
A cantora Alcione que foi madrinha de Luana, lamentou a perda da “Rainha da Lapa”, a quem definiu como uma amiga maravilhosa e um ser humano ímpar. “Foi-se embora e nos deixou muita saudade, mas com certeza um espírito como esse, batalhador e generoso, agora está nos braços de Deus. Descanse, minha amiga”, disse a Marrom.
Outra amiga de longa data, Lorna Washington, disse ao jornal Extra, que a militante deixou um legado de respeito e tolerância pelo próximo: “Ela abria sua casa para travestis expulsas pela família e distribuía comida para moradores de rua”, conta Lorna, afirmando que a polêmica com o padre possibilitou um momento de reflexão na sociedade. “Foi um despertar espiritual para o padre que sofreu duras represálias“.
Ainda de acordo com Lona, Luana era fumante desde a adolescência e recebeu a visita da cantora Alcione na última quinta-feira. “Ela havia apresentado uma melhora, estava lúcida. A notícia nos pegou de surpresa. Não esperávamos”.
Relembre o depoimento emocionante do Padre Fabio de Melo sobre Luana no programa “Eliana”, do SBT.
Confira:
ConversãoConversão EmoticonEmoticon